goncin@wordpress.com:~$ _

Linux, programação e toda sorte de nerdices

Ganhando espaço na interface gráfica do Ubuntu

Se você possui um monitor widescreen e/ou um netbook, já teve talvez a sensação de que os elementos da interface gráfica do Ubuntu, em sua configuração original, lhe roubam espaço da tela. Botões com excesso de padding (a distância entre o texto e a borda do controle), fontes largas demais e outras (não tão) pequenas coisas acabam subtraindo preciosos pixeis de quem já não tem tantos assim 😛 .

Não é difícil obter uma interface com controle mais compactos. Vamos aos ajustes.

Ganhando espaço na horizontal

O maior comedor de espaço horizontal, é, sem dúvida, a fonte padrão (Sans). Basta trocá-la por outra mais compacta; Liberation Sans é uma ótima escolha. Se ela não estiver disponível, instale-a utilizando sudo aptitude install ttf-liberation. Veja a diferença:

Menu de desligamento do Ubuntu com a fonte Sans (à esquerda) e a fonte Liberation Sans (à direita)

Menu de desligamento do Ubuntu com a fonte Sans (à esquerda) e a fonte Liberation Sans (à direita)

Note que o menu com a fonte Liberation Sans é mais estreito do que com a fonte Sans. No entanto, o espaçamento entre os itens do menu continua quase o mesmo. Ajustemos o espaçamento vertical.

Ganhando espaço na vertical

Há várias formas de tornar os controles da interface gráfica mais compactos. Talvez a mais simples e direta seja instalando o utilitário Gnome Color Chooser (sudo aptitude install gnome-color-chooser). Após instalado, procure por ele em Sistemas > Preferências. Na parte de baixo da caixa de diálogo, selecione “Compactar” na caixa de combinação “Perfil” e aplique. Compare:

Menu de desligamento e calculadora - configurações originais (à esquerda) e compacto (à direita)

Menu de desligamento e calculadora - configurações originais (à esquerda) e compacto (à direita)

Agora sim, tivemos um ganho perceptível, tanto horizontal quanto verticalmente. O espaço extra foi retirado tanto dos botões quanto das barras e itens de menu. E isso se aplica a todos os aplicativos nativos GTK+. 🙂

7 Respostas para “Ganhando espaço na interface gráfica do Ubuntu

  1. tonyfrasouza 16/06/2010 às 08\0832

    Em um computador eu usei os dois modos, neste que estou agora, usei somente o segundo modo. Com pode perceber uso Ubuntu para todo os lados. E se eu comprar um tablet, com certeza vai ser o que vai sair com Ubuntu em 2011 e se for smartphone vai ser com Android que evoluiu muito.

  2. Araken 16/06/2010 às 10\1021

    Gostei muito da opção compactar, no meu netbook com Ubuntu netbook tive problemas com o tamanho do espaço vertical com algumas caixas, agora ficou no crime, obrigado pela dica.

  3. Edvaldo Szymonek 08/07/2010 às 19\0744

    Opa, muito boa a dica! Parabéns!

  4. Pingback: [Ubuntu] O mistério dos temas atualizados com opção de reverter o botão de leiaute « goncin@wordpress.com:~$ _

  5. Glauco 29/07/2010 às 23\1135

    Não conseguir achar a opção compactar… exatamente em qual aba????

  6. Pingback: Ubuntu 11.04 (Natty Narwhal): ajustes para melhorar a usabilidade do Unity « goncin@wordpress.com:~$ _

Deixe um comentário