goncin@wordpress.com:~$ _

Linux, programação e toda sorte de nerdices

Novidades das versões de desenvolvimento do Netbeans 6.9 para PHP

A versão 6.9 do Netbeans promete um significativo salto de qualidade em seu suporte ao desenvolvimento PHP. Mui embora a versão final esteja programada para ser lançada apenas em junho, já é possível experimentar desde já algumas das novidades que estarão disponíveis. Para tanto, basta baixar e instalar uma versão diária de desenvolvimento, que, por óbvio, não é recomendada para produção. E esteja ciente de que alguns desses nightly builds pode estar simplesmente inutilizáveis.

O presente artigo baseia-se na versão de desenvolvimento do dia 15/04/2010, a qual não apresentou maiores problemas de usabilidade.

O primeiro item a se notar é a substituição da logomarca da Sun pela da Oracle, no canto inferior esquerdo da página de boas vindas, num processo que se estende a todos os produtos que eram da primeira (o OpenOffice.org no Ubuntu 10.04 Beta 2 também já recebeu a marca do Oráculo).

Tela de boas vindas do Netbeans 6.9

E o fumo do Oráculo encobriu o Sol

Mudanças mercadológico-filosóficas à parte, creio que a mais importante inovação introduzida no 6.9 seja o longamente aguardado recurso de quebra automática de linhas longas (wordwrap).

UPDATE: o wordwrap (ou linewrap) foi desabilitado na versão 6.9 beta e postergado até a próxima major release do Netbeans. Mais informações aqui.

Quebra automática de linhas no Netbeans 6.9

Wordwrap: já não era sem tempo

O wordwrap funciona também nos outros editores do IDE, e é especialmente útil na edição de arquivos HTML. Talvez por estar ainda em desenvolvimento, o recurso não vem ativado por padrão. Para colocá-lo em funcionamento, é necessário ir até Tools > Options > Editor > Formatting e fazer os ajustes necessários.

Ajuste de quebra de linhas no Netbeans 6.9

Right margin: não consegui descobrir para que serve

A quebra de linhas é ativada selecionando-se algo diferente de Off na caixa de combinação Line Wrap. Há duas opções: Anywhere (dobra a linha em qualquer lugar, podendo quebrar palavras ao meio) e After words (quebra a linha após um espaço ou separador, o que eu particularmente acho mais lógico).

Curiosamente, a implementação de quebra de linhas do Netbeans 6.9 é algo diferente encontrado em outros editores. Apesar de existir um parâmetro de configuração denominado Right Margin, o IDE não o respeita, apesar de desenhar uma linha vertical na posição configurada. Ao contrário,  o Netbeans se guia pela borda direita da janela, inclusive ajustando dinamicamente a quebra de linhas quando redimensionamos horizontalmente a janela do editor. Embora este seja um comportamento inteligente, deixa completamente sem sentido o parâmetro Right Margin (que, desta forma, não precisaria existir). Como se cuida de uma versão em desenvolvimento, não me surpreenderia se isso mudasse até a versão final.

Outra bem-vinda novidade é a introdução de uma espécie de ajuste fino e personalizável na formatação de diversas linguagens suportadas pelo Netbeans, aí incluído o PHP.

Opções de formatação de código do Netbeans 6.9

Formatação de código: milhões de combinações à sua escolha

No caso específico dessa linguagem, é possível configurar, entre vários outros aspectos:

  • se a chave de abertura dos blocos permanece ou não na mesma linha da instrução principal;
  • se será deixado um espaço entre if, else, for, while, etc. e o parêntese de abertura imediatamente posterior;
  • se haverá indentação adicional na declaração de arrays em múltiplas linhas;
  • etc.;
  • etc.;
  • etc.

Outro ponto que programadores PHP certamente apreciarão é o suporte inicial aos frameworks Symfony e Zend, configurável mediante Tools > Options > PHP. O suporte em questão permite criar projetos integrados com as ditas bibliotecas, e traz comandos para automatizar tarefas típicas relacionadas a cada uma.

Sem embargo, como não poderia deixar de ser numa versão de desenvolvimento, nem tudo são flores no novo Netbeans. A varredura inicial dos arquivos de projeto continua lenta e problemática, chegando por vezes a travar o IDE, e nem sempre instalar e ativar o plugin Scan on Demand resolve. Mesmo assim, creio que o Netbeans está caminhando a passos largos para se tornar o melhor IDE opensource (se já não o é) para o desenvolvimento em PHP.

Anúncios

3 Respostas para “Novidades das versões de desenvolvimento do Netbeans 6.9 para PHP

  1. Francisco 16/04/2010 às 09\0953

    Bacana. Não conheço o NetBeans, já o instalei mas nunca usei a fundo, mas parece ser muito bom. Ele não tem mesmo a quebra automática de linhas??? O.o

    AT+

  2. Pingback: Netbeans: linewrap postergado para a próxima versão « goncin@wordpress.com:~$ _

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: