goncin@wordpress.com:~$ _

Linux, programação e toda sorte de nerdices

PlayOnLinux: deixando o Wine mais doce

Quem já se aventurou a instalar aplicações do Windows no Linux já foi por certo apresentado ao Wine, uma camada de tradução do sistema de Redmond para o pinguim. O Wine não é exatamente fácil de se operar, e isso é tanto mais verdadeiro quanto mais complexo for o programa a ser instalado.

Para contornar esse problema de usabilidade, existe o PlayOnLinux (PoL), que se autodefine como um frontend para o Wine. Criado originalmente para possibilitar a execução de jogos Windows sob o Linux, o sistema de scripts de instalação do PoL foi aproveitado para também tornar possível a instalação de outros tipos de aplicativos. Essa é a parte que pouca gente sabe; para a maior parte das pessoas que já ouviu falar dele, o PoL ainda serve só para rodar uns joguinhos. Santa injustiça, Batman!

PlayOnLinux

Tela do PlayOnLinux exibindo algumas das aplicações as quais permite instalar

O PlayOnLinux nos facilita a vida ao gerenciar os prefixos do Wine, instalar as dependências necessárias, escolher a versão do Wine mais apropriada para o aplicativo desejado, entre outros recursos. A instalação do Microsoft Office 2007, por exemplo, é quase uma experiência out of the box – instruções claras, instalação limpa e sem sobressaltos, resultando em aplicativos funcionais ao final do processo.

Para a instalação de aplicativos não listados no PoL, há as opções de instalação manual (“na marra”, como se faz apenas com o Wine, mas ainda assim com algumas facilidades) e, para alguns casos, o uso de scripts não oficiais.

Ele (ainda) não está disponível nos repositórios do Ubuntu, mas em sua página de download é possível baixar um pacote .deb, bem como encontrar instruções de como adicionar o respectivo repositório e instalá-lo a partir dali. Há também informações sobre como instalá-lo em outras distribuições Linux.

UPDATE: Mea culpa, mea maxima culpa. O leitor Carlos Donizete (Coringao) alertou-nos em seu comentário que o PlayOnLinux foi adicionado aos repositórios do Ubuntu desde a versão 9.10 (Karmic Koala). Peço desculpas pela desinformação. Todavia, como acontece com muitos programas nos repositórios, nem sempre a versão do PoL encontrada ali é a mais recente. Se você prefere inovação a estabilidade, talvez prefira baixar o programa a partir de sua página de download.

Enfim, creio que posso definir o PlayOnLinux como uma bela mão na roda. Experimente-o – mas não vá se embriagar. 😉

Anúncios

7 Respostas para “PlayOnLinux: deixando o Wine mais doce

  1. @jandersonfc 07/06/2010 às 11\1134

    excelente dica 😉 obrigado.

    Cumps. #soudev

  2. Francisco 07/06/2010 às 17\0554

    Ótima dica mesmo. Vou atrás de testá-lo, nem fazia ideia que existia esse recurso.

    Abs, 😀

  3. Carlos Donizete (Coringao) 07/06/2010 às 23\1124

    Parabens pelo seu ótimo post, mas tem errou em uma coisa onde você escreve que “Ele (ainda) não está disponível nos repositórios do Ubuntu”, pelo contrario ele esta desde da versões do Ubuntu 9.10 existe no reposiório do Ubuntu o PlayOnLinux.

    É so ir no Central de programas do Ubuntu e procurar por PlayOnLinux. 😉

    • goncin 08/06/2010 às 07\0751

      Olá, Coringao!

      De fato, afirmar que o PlayOnLinux não estava nos repositórios foi equívoco meu. Já corrigi o post, atribuindo-lhe os devidos créditos.

      Obrigado pelo comentário e pela correção. 🙂

  4. Flavius 12/07/2010 às 11\1134

    Ola:

    Instalei o PoL através do repositorio, legal funcina bem, me ajudou com o IE7 que preciso por causa de meu trabalho, mas infelizmente deu pau nas atualizações, da erro (conforme abaixo) e não funciona atualização, pacotes.
    Erro indicado:
    Não foi possível inicializar as informações do pacote

    Um problema impossível de se resolver ocorreu enquanto inicializava as informações do pacote.

    Por favor relate este erro do pacote ‘update-manager’ e inclua a seguinte mensagem de erro:

    ‘E:Tipo ‘–2010-07-10′ não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list, E:A lista de fontes não pode ser lida.’

    ja exclui a linha do repositório e nada, ainda continua aparecendo o erro, alguem sabe como resolver?

    • goncin 12/07/2010 às 21\0937

      Flavius,

      Pelo jeito, há um erro de conteúdo no arquivo /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list. O modo mais rápido e rasteiro de resolver o problema é remover o arquivo (sudo rm /etc/apt/sources.list.d/playonlinux.list) e em seguida atualizar os repositórios (sudo aptitude update). Após isso, tente instalar o PlayOnLinux a partir do site oficial (http://playonlinux.com). 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: