goncin@wordpress.com:~$ _

Linux, programação e toda sorte de nerdices

Fazendo o VirtualBox OSE reconhecer pendrives USB no Ubuntu

Quem usa o VirtualBox já deve saber que existem duas versões desse ótimo virtualizador: uma versão open source (OSE) e outra de código fechado. A principal diferença entre elas é que a OSE não suporta dispositivos USB. Em outras palavras, ela não vai reconhecer nenhum pendrive que você espete na máquina hospedeira.

O Ubuntu, como muitas distribuições, traz em seus repositórios apenas a versão OSE. Para quem precisa utilizar pendrives com máquinas virtuais, e não quer instalar a versão de código fechado, isso é um sério transtorno. Mas nada que um “jeitinho brasileiro” não resolva.

Vamos ao caminho das pedras, aplicável para quando o Ubuntu é o sistema hospedeiro:

  1. Na configuração da sua máquina virtual, vá em Pastas Compartilhadas. Ali, compartilhe a pasta /media. O nome da pasta (que é como o sistema convidado irá enxergá-la) fica a seu critério; eu costumo deixar como media mesmo;
  2. Inicialize sua máquina virtual. Caso já tenha instalado os adicionais para convidado, poderá acessar seu pendrive sob \\vboxsvr\media (caso o sistema convidado for windows) ou sob //vboxsvr/media (sistemas Linux).

O Ubuntu monta os pendrives sob /media, com o nome do rótulo do volume. Portanto, se o rótulo do seu pendrive for FOOBAR, você poderá acessar seus arquivos no sistema convidado em \\vboxsvr\media\FOOBAR.

Simples, não? 😀

Anúncios

11 Respostas para “Fazendo o VirtualBox OSE reconhecer pendrives USB no Ubuntu

  1. Pingback: Tweets that mention Fazendo o VirtualBox OSE reconhecer pendrives USB no Ubuntu « goncin@wordpress.com:~$ _ -- Topsy.com

  2. Dilson SG 24/08/2010 às 16\0455

    valeu deu certo mais ele não reconhece a minha webcam usb

  3. goncin 24/08/2010 às 22\1015

    Pois é, Dilson. A dica vale apenas para dispositivos USB de armazenamento, de modo a que seja possível acessar os arquivos. Para outros tipos de hardware USB, até o momento não encontrei outra saída senão instalar a versão proprietária do VirtualBox.

  4. Italo Pessoa 05/10/2010 às 16\0451

    cara eu quero plugar um joystick

    vc sabe se tem como configurar, sem que eu tenha que utilizar a versão fechada?

    grato!

    • goncin 05/10/2010 às 17\0525

      Italo,

      Até onde sei, a versão OSE não dá suporte algum a USB. No caso de pendrives, encontrei uma solução alternativa, como você pode verificar. Já outros dispositivos USB até mesmo o VirtualBox normal tem problemas, não consegui fazê-lo enxergar um hardlock.

      Atenciosamente,

  5. Johann Becker 08/10/2010 às 00\1206

    KRAK MANOLO, VLW…FIQUEI FELIZ D + AGORA…. WOW…SHOW D +….VLW MESMO… =D

  6. enrique 14/10/2010 às 13\0112

    ótima dica! Mas e se não puder instalar os addons para convidado na máquina virtual? Aí tem que se contentar com versão OSE “quase-boa”?

    • goncin 14/10/2010 às 13\0114

      Enrique,

      Qual o impedimento de se instalar os adicionais para convidado? Sem eles, sequer é possível acessar pastas compartilhadas da máquina hospedeira.

  7. Ricardo 21/11/2010 às 13\0125

    goncin
    Em Instalar Adicionais para Convidados, há um pedido para baixar uma imagem de CDs adicionais – VBoxGuestAdditions 3.1.6.iso
    Isso funciona como se fosse uma espécie de extensão para o firefox?

    • goncin 21/11/2010 às 14\0243

      Ricardo,

      Parece que há uma nova versão disponível dos Adicionais para Convidado, e o VirtualBox está pedindo sua permissão para baixá-los e instalá-los.

      Os Adicionais de Convidado são um conjunto de drivers e programas que auxiliam o VirtualBox a fazer com que o sistema operacional convidado interaja melhor com o hospedeiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: