goncin@wordpress.com:~$ _

Linux, programação e toda sorte de nerdices

Configurando o Xdebug para depuração num servidor compartilhado

Quem programa em PHP e ainda não conhece o Xdebug não sabe o que está perdendo. Com ele, e com uma IDE corretamente configurada, é possível depurar suas aplicações de modo semelhante ao que se faz no Delphi ou no Visual Studio: marcando pontos de parada (breakpoints), inspecionando variáveis e objetos (watches), passando por cima ou dentro de chamadas de funções e métodos (step over/into), etc.

Não vou escrever sobre como instalar o Xdebug, mesmo porque já há um farto material a respeito. Mas há um aspecto na configuração da ferramenta que pode levar os iniciantes a um beco sem saída: sua utilização em servidores compartilhados. Isso porque o Xdebug depende de alguns parâmetros no php.ini, e um deles é o xdebug.remote_host.

No cenário mais comum, o servidor de testes é a própria máquina de desenvolvimento, então a linha

xdebug.remote_host=127.0.0.1

é o bastante para fazê-lo funcionar. Mas quando o servidor de testes é remoto, e várias desenvolvedores o compartilham, não é possível simplesmente mexer no php.ini (isso quando se tem acesso a ele), eis que cada qual estará usando um computador com um IP diferente. E agora?

A solução está em deslocar a configuração do parâmetro xdebug.remote_host para o código PHP. Isso é bastante simples. Como primeira instrução de seu script index.php insira:

<?php
ini_set('xdebug.remote_host', $_SERVER['REMOTE_ADDR']);
...

$_SERVER[‘REMOTE_ADDR’] retornará ao servidor web o endereço IP da sua máquina (que é o equipamento remoto do ponto de vista dele 😉 ).

Boa depuração! 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: