goncin@wordpress.com:~$ _

Linux, programação e toda sorte de nerdices

Editor externo no Netbeans

Que o Netbeans é um bom IDE, poucos podem negar. Tenho-o utilizado diariamente para desenvolver aplicações em PHP e, dentre os ambientes integrados de desenvolvimento para aquela linguagem, e que se pode utilizar sem custo, não encontrei nada melhor. E olha que eu testei vários deles.

Mas o Netbeans, senhoras e senhores, está longe de ser perfeito. Uma de suas mais irritantes falhas, em minha opinião, é a falta de quebra automática de linhas (word wrap) no editor. Se isso não faz tanta diferença em linguagens de programação, nas quais a maioria das linhas de código raramente ultrapassa os 80 caracteres, em outras circunstâncias é vital – como editar um longo parágrafo em HTML, por exemplo.

Pois bem. Há esperança, ainda que na forma de gambiarra, no reino dos feijões de rede. O herói montado sobre o cavalo branco é um plugin e atende pelo nome de Path Tools. Entre outras funcionalidades, ele permite que um editor externo seja lançado a partir do Netbeans e carregue o arquivo selecionado na árvore de projeto. O editor externo em questão é de sua livre escolha – pode ser o kate (escolha pessoal, eu que rodo o IDE sob Linux) ou até mesmo o Dreamweaver.

Path Tools no Netbeans

Path Tools no Netbeans

Infelizmente, e ignoro as razões de tanto, o dito plugin não está listado entre os disponíveis que aparecem na janela Tools > Plugins. Para utilizá-lo, é preciso :

  • baixá-lo;
  • instalá-lo manualmente (na mesma janela, na aba Downloaded);
  • após o habitual reinício do IDE, surge a aba Path Tools em Tools > Options > Miscellaneous e  ma nova barra de ferramentas, no alto, à direita;
  • coloque a linha de comando de seu editor favorito na opção “Edit command for file” (preciso lembrá-lo de clicar o botão OK?);
  • selecione um arquivo na árvore do projeto, clique sobre o último botão daquela barra e seja feliz!

Em tempo: estou utilizando a versão 6.9 Milestone 1 do Netbeans, e o plugin (ainda) funciona. 😛

Anúncios

Uma resposta para “Editor externo no Netbeans

  1. @BrunoCodeman 18/03/2010 às 11\1115

    Ótima dica, Fausto. O Netbeans realmente é um ambiente de desenvolvimento muito bom. Espero que os plugins existentes continuem a funcionar nas próximas versões, pois a incompatibilidade de plugins é algo que interfere no desenvolvimento de algumas aplicações dependentes deles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: